Udacity - Como se tornar um programador de computador

As habilidades de programação de computadores estão em alta demanda pelos empregadores em todo o mundo, por isso é um ótimo momento para aprender essas habilidades. Ao começar, você pode se perguntar como aprender a programar e onde pode criar a experiência prática necessária para impressionar os recrutadores. Neste post, desmistificaremos o processo e mostraremos como se tornar um programador de sucesso, com uma abordagem simples de cinco etapas.

Cinco passos para se tornar um programador

1. Entenda o papel

Antes de se comprometer em se tornar um programador, você precisa entender o que esse papel envolve. Para fazer isso:

  • Vá para o LinkedIn, Glassdoor ou Indeed . Procure termos como “programador de computador”, “desenvolvedor” e “codificador” e defina o objetivo de ler um mínimo de 10 descrições de cargo. Observe o que é universal em todos os 10 e o que é exclusivo para qualquer função. Você começará a entender melhor a profissão e o que diferentes programadores trabalham a cada dia.
  • Explore Medium , uma plataforma de publicação líder usada regularmente por profissionais para compartilhar informações sobre seu trabalho. Procure termos como “Como eu aprendi a ser programador” e “primeiros passos do programador de computador”. Você encontrará ótimas peças de programadores em todos os níveis de habilidade e experiência. Comece com este excelente exemplo de Brad Crispin, que explica como ele começou a aprender a codificar aos 30 anos.
  • Interaja com os programadores que trabalham . As mídias sociais, fóruns do setor e eventos profissionais representam grandes oportunidades para interagir, aprender e fazer conexões. Participe de um grupo do LinkedIn para programadores, onde você pode fazer perguntas e interagir com outros membros. 

2. Aprenda as habilidades certas

A maioria dos programadores em atividade é especializada, e diferentes setores e funções exigem diferentes habilidades. É importante começar a pensar desde o início sobre a direção que você deseja seguir, pois seus interesses iniciais determinarão seu futuro caminho de aprendizado.

Desenvolvimento da Web
Geralmente, existem três tipos de concentrações para desenvolvedores da Web:

  • Front-End-  trabalhando no lado voltado para o usuário de um site
  • Back-End – trabalhando nas partes dos bastidores de um site
  • Full Stack construindo e mantendo sites inteiros

As funções de desenvolvimento da Web são adequadas para pessoas que gostam de resolver problemas, são orientadas a resultados e gostam de pensar de forma criativa. Essas funções exigem o aprendizado de linguagens de programação como Java, HTML e JavaScript.

Se você quiser mais informações veja os Passos para se tornar um programador Java web .

Aprendizado de máquina e inteligência artificial
À medida que você domina as habilidades de programação de computadores sob demanda, novas oportunidades se abrirão para você. Muitos programadores estão agora entrando em campos transformacionais, como aprendizado de máquina e inteligência artificial . Se você estiver interessado em trabalhar com tecnologia de ponta, otimize seu plano de aprendizado para assuntos como probabilidade, álgebra e cálculo.

Ciência de Dados
A ciência de dados envolve a análise de enormes quantidades de dados para resolver problemas de negócios e ajudar na tomada de decisões estratégicas em praticamente qualquer setor. É uma área de rápido crescimento, e os cientistas de dados são muito bem pagos por suas habilidades para ajudar as empresas a visualizar e entender o significado dos dados de seus negócios. Os programadores nesta área precisam aprender a usar ferramentas como Python, SQL e Tableau, e devem ter uma paixão pela análise, solução de problemas e trabalho com estatísticas.

Existem muitos outros campos de programação de computadores – desde o desenvolvimento de jogos e experiências de RV até a criação de aplicativos para smartphones.

Para saber mais sobre as possíveis aplicações de habilidades de programação Java, você pode verificar no artigo Como se tornar um profissional em programação Java Web, que inclui dicas básicas para ingressar nessa profissão imediatamente.

3. Crie um portfólio

Para conseguir um emprego como programador de computador, você precisa de um portfólio, para que recrutadores e gerentes de contratação possam revisar seu trabalho, ver evidências de suas habilidades e avaliar seu compromisso. Se for seu primeiro trabalho de programação, você ainda não terá um portfólio de trabalho, mas poderá criar um pessoal e preenchê-lo com seus próprios projetos.

Existem várias maneiras de começar a criar seu próprio portfólio, incluindo:

Projetos independentes
Trabalhar com sua própria idéia para um aplicativo ou programa é uma ótima maneira de mostrar seus talentos. Ele demonstra suas habilidades técnicas e seu desejo de ver um projeto até a conclusão. Você também pode criar experiência encontrando oportunidades de trabalhar em projetos de outras pessoas em sites como o GitHub .

Estágios Os
estágios geralmente são anunciados nos sites da empresa e nas mídias sociais, portanto, defina alertas para atualizações das empresas nas quais você está interessado. Você também pode procurar proativamente os recrutadores. Encontre o contato do departamento de RH de uma empresa no LinkedIn ou ligue para a empresa e peça a melhor pessoa para conversar. Em seguida, estenda a mão, apresentando sua experiência e sua motivação para querer estagiar. 

4. Aterre a entrevista e pregue-a

Quando você se candidata a cargos na indústria, é realmente importante demonstrar suas habilidades e entusiasmo aos recrutadores. Você deve ter como objetivo:

Faça seu currículo brilhar
Seu currículo ainda é a parte mais importante de qualquer solicitação de emprego que você enviar.  É essencial que você entenda os fundamentos – assim, verifique se seu currículo está atualizado, simples de ler e livre de erros. 

Prática para todas as entrevistas
Para se preparar para cada entrevista de emprego, você deve:

  • Acesse o site da empresa e leia a seção “Sobre nós”. Certifique-se de responder a perguntas como: “Quem é o CEO?” E “Qual é a visão da empresa?”
  • Use os produtos da empresa para que você possa dar uma opinião informada sobre o que eles fazem. Se eles criarem jogos, jogue pelo menos alguns de seus exemplos recentes. Se você estiver trabalhando no site deles, explore como ele se parece e funciona.
  • Leia as principais notícias do setor em um site como o TechCrunch pelo menos uma semana antes da entrevista. Você deve poder conversar com algum conhecimento sobre os anúncios da própria empresa, os concorrentes que eles têm e as principais tendências em seu setor.

5. Continue aprendendo!

Aprender as habilidades certas, envolver-se com profissionais da área e atualizar-se são como você consegue o emprego, mas seus esforços não devem parar quando você conseguir o cargo. Programadores de computador bem-sucedidos adotam a aprendizagem ao longo da vida, e essa é uma mentalidade em que você deseja entrar imediatamente. Você deve:

  • Experimente o GitHub , Reddit ou Meetup para ver se há um grupo de programadores estabelecido em sua área local. Se você não conseguir encontrar um, configure um!
  • Torne-se um ávido leitor de atualizações do setor – TechCrunch , CNet The Verge são boas fontes de notícias gerais sobre tecnologia. Tente Stack Overflow , Hacker News e Slashdot para notícias e atualizações de programadores de computador.
  • Examine regularmente os sites dos provedores de treinamento em busca de novos cursos para aprimorar suas habilidades.

Assumir esse compromisso com o aprendizado significa que suas habilidades de programador acompanharão as mudanças tecnológicas e você sempre poderá enfrentar os desafios mais emocionantes do programador.