Nesse artigo você vai aprender o passo a passo para se tornar um programador júnior num período de três mês, esse tempo pode ser mais curto mas dependem da sua capacidade e do seu empenho.

Primeiro passo: aprenda lógica.

A matéria prima para a programação com certeza é a lógica então se você ainda não tem um boa lógica de programação foco em obtê-la.

Segundo passo: comece pelo feijão com arroz ou seja javascript

Se tem uma linguagem muito pedido do mercado com certeza javascript, mesmo que você goste dela, sempre será pedida e as empresas sempre esperaram que você saiba javascript mesmo que você seja um programador desktop, as empresas pensa que você já sabe javascript.

O conselho aqui é que você consiga pelo menos utilizar sintaxe dela e consiga debugala, porque isso no mínimo que será pedido para as empresas, além do mais o javacript é uma linguagem muito poderosa você consegue criar aplicações para desktop, aplicativos web, mobile, enfim tudo na programação pode ser feito basicamente com javascript então é um tecnologia bastante poderosa para você começar.

Logo apos aprender essa área meio generalista, você pode começara se especializar em alguma coisa caso você goste muito desenvolvimento web você pode começar a atender java e se aprofundar mais nisso.

Entre nesse site saiba mais sobre os passos para se tornar um programador java web.

Terceiro passo: Busque um app de freelancer

Depois de aprender javascript fazer alguns projetos sozinho, comece então a procurar trabalhos. busque trabalho freelancer esse é o grande ponto chave, na medida em que você começa a trabalhar como freelancer você consegue pegar projetos mesmo que você esteja ganhando pouco ainda mas você consegue montar o seu portfólio que como nesse caso estamos considerando que você não tem uma formação o portfólio é o que vai dar garantir às empresas que você realmente sabe de algo.

Para apps de freelancer uma boa sugestão Get Ninjas este é um site que me ajudou bastante no meu tempo de freelancer, sempre indico ele aos meus amigos, tenho certeza que você não vai se arrepender de utilizado. Workana e 99 frellas também são opções viáveis enfim vá testando e veja o que vai beneficiar mais você.

Quarto passo: consiga no mínimo três trabalhos freelancer

Quando você conseguir esses três trabalhos de freelancer você vai conseguir montar um portfólio básico e o meu conselho é se você não tem idéia do que focar ainda comece pelo front end porque é um tipo de vaga que tem muito no mercado.

Front end é basicamente um pessoa que vai fazer site que trabalhar com angular e react mas ainda não foco nesses frameworks entenda que você ainda é um programador júnior tente focar no javascript puro comece aprendendo ele e depois você se preocupa com isso quando já tiver empregado.

Basicamente montar o seu site isso já vai contar com um projeto e você a partir dos projetos que você ganhar no Get ninjas ou em outro site freelancer você consegue colocar lá e você vai ter mais projetos ainda para mostrar a empresa e que você quer trabalhar.

Último passo: monte um currículo de respeito

Nesse passo vou te ajudar bastante a fazer um currículo, assim como faço o meu currículo, basicamente o seu público deve conter a seguinte estrutura:

  • informações pessoais
  • objetivo
  • habilidades
  • formações
  • outros

Informações pessoais

Nas informações pessoais é interessante que você coloca seu nome e telefone, e-mail para contato, não há necessidade de colocar seu tipo sanguíneos e cpf você tem que colocar o básico e se focar isso.

Objetivo

No objetivo simplesmente você vai colocar programador front end júnior exatamente assim, você tem que colocar o seu foco lá e não colocar desejo ser um programador sênior e etc, a partir de agora seu objetivo vai ser programador júnior.

Habilidades

Nas habilidades, você vai colocar que sabe javascript vanila você sabe também css html 5, porque considerando que você tenha seguido o meu conselho e aprendido javascript então, você provavelmente deu de cara com o css html, coloque isso e não adicione nada que você não saiba, não precisa mentir para conseguir essa vaga, até porque se você mentir pode ser um tiro pela culatra e pode acabar sendo demitido.

Formações

Em formações caso você não tem uma formação acadêmica ainda ou não esteja cursando uma coloque cursos online que você fez se você não fez nenhum ainda coloque que você irá iniciar um curso de programação caso isso seja verdade novamente não minta no seu currículo.

Sempre que fizer um curso novo acrescente na habilidade e na aba formações tudo que você tá conseguindo fazer é importante salvar esse currículo em pdf para ficar com um visual mais bonito, e o mais importante na verdade é que em outros lá embaixo você vai deixar o link para seu portfólio e informações adicionais caso você sabe inglês, caso você esteja disposto a se mudar de cidade, é o link do portfólio que vai te garantia a vaga.

Outros

Aplicar para várias vagas e caso você não consiga de primeira não se preocupe, porque isso é bastante normal há bastante vagas no mercado você não precisa se preocupar. Um coisa muito importante é fazer um perfil no linkedin, um perfil no linkedin vai atrair muitos olhares de pessoas que estão buscando profissionais com as suas características e você vai poder lá tem um cunho com 100% online o tempo todo.

Dica bônus

Agora é participar de eventos eventos vão proporcionar uma coisa chamada network você vai conhecer pessoas e essas pessoas vão te indicar nas empresas que elas trabalham se elas gostaram de você se você é mostrou que você sabe que você está falando se você é um cara bacana com certeza elas vão chamar o trabalho na empresa dela.

sabia mais sobre o mercado de trabalho para programação java.

Espero que vocês tenham gostado compartilha com seus amigos até a próxima obrigado.